quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GOVERNO PROVISÓRIO 1930-1934


O primeiro período do governo de Vargas ficou conhecido como Governo Provisório onde ele tomou medidas para assumir o controle político do país. Entre suas primeiras providencias destacam-se:
Suspensão da Constituição Republicana, concentrando em suas mãos o poder Executivo e o Legislativo governando através de decretos-leis.
Fechamento dos órgãos do Poder Legislativo (Congresso Nacional, Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais)
Indicação de interventores militares ligados ao tenentismo para chefiar os governos estaduais
O objetivo de Getúlio era promover um governo centralizador e desmontar a estrutura da República Velha, mas não conseguiu eliminar as forças dos grupos políticos tradicionais, mas sim enfraquecê-las.
Quando Vargas chegou ao poder o país estava passando por uma grave crise econômica, a crise do café, onde muitos cafeicultores faliram gerando desemprego dos trabalhadores rurais e levando o país à recessão. O governo de Getúlio procurou agir em defesa da cafeicultura que era responsável pela maior parte das divisas que entravam no país, proibindo o plantio de novas mudas durante 3 anos e ordenando a queima de milhões de sacas estocadas em depósitos do governo (usar o café como combustível de locomotivas foi um dos meios de que o governo se valeu para diminuir os estoques e valorizar o produto). Com essas medidas o governo evitou que a economia entrasse em colapso e o Brasil tornou-se um dos primeiros países a superar os efeitos da quebra da Bolsa de Nova York.
.MOVIMENTO COSTITUCIONLISTA
Os membros da oligarquia paulista estavam insatisfeitos, queriam voltar ao poder e temiam as mudanças socioeconômicas apontadas por Vargas, então se uniram os lideres do partido Republicano Paulista e Partido Democrático (este havia apoiado a subida de Getúlio ao poder, mas estavam insatisfeitos com a ingratidão de Vargas por não ter lhes consultado na nomeação do interventor de São Paulo, nomeando um pernambucano para o cargo), formando a frente única paulista contra o governo federal exigindo a nomeação de um interventor paulista.
O governo federal cedeu a exigência, mas a oposição não estava satisfeita e pedia convocação de uma Assembléia Constituinte e novas eleições. Logo o movimento alcançou as ruas, protestando contra o governo federal, ate que em um desses protestos quatro estudantes foram mortos no confronto com a policia, o que piorou o sentimento de revolta da população de São Paulo e com as letras iniciais dos nomes desses estudantes, formou-se a sigla MMDC que se tornou o símbolo do movimento. Logo teve início a Revolução Constitucionalista onde as tropas paulistas formadas por militares e civis voluntários dirigiram-se rumo a capital, Rio de Janeiro, porem não receberam apoio de nenhum outro estado a não ser do Mato Grosso tendo que se manter sozinho. Quando chegaram à divisa entre São Paulo e Rio de Janeiro foram detidos pelas tropas do governo que eram superiores em todos os aspectos. Depois de 3 meses de guerra a rebelião constitucionalista estava derrotada, o governo federal, entretanto promoveu uma das principais reivindicações do movimento: a convocação de uma Assembléia Constituinte.
CODIGO ELEITORAL
Procurando moralizar o sistema eleitoral no país Getúlio decretou o Código Eleitoral brasileiro, a Justiça Eleitoral e o voto feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário