quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ECONOMIA E SOCIEDADE NA ERA VARGAS

Getúlio Vargas foi provavelmente uma das personagens de maior expressão da história republicana. As características que melhor definem seu governo são:
 Nacionalismo: Protegeu as riquezas naturais do país, declarou a Lei Antitruste onde limitava a entrada do capital estrangeiro no Brasil, entre outros.
 Intervencionista: Para driblar a crise do café o governo teve de adotar medidas intervencionistas que buscavam estabilizar a cafeicultura, diversificar a produção agrícola e estimular o desenvolvimento industrial
 Industrialização: A política industrial tinha por objetivo substituir importações de artigos estrangeiros por produtos nacionais, para isso era necessário estimular o desenvolvimento industrial no país, assim, o governo aumentou as taxas de importação, o que elevou os preços dos produtos estrangeiros, diminuiu os impostos sobre a indústria, estimulando a produção interna e o consumo de bens nacionais. Como resultado o numero de indústrias duplicou.
 Estatização: Devido à dificuldade para a criação da indústria de base, já que o empresariado nacional não tinha recursos suficientes e eram poucos os investimentos externos, o governo passou a intervir na industrialização, fundando empresas estatais como a Companhia Vale do Rio Doce, destinada a exploração de minério de ferro, a Companhia Siderúrgica Nacional que explorava o aço nacional, o Conselho Nacional do Petróleo que como próprio nome diz extraia o petróleo.
 Trabalhismo: O desenvolvimento urbano de São Paulo e do Rio de Janeiro atraiu muitas pessoas principalmente trabalhadores rurais em busca de melhores condições de vida, onde a maioria dessa mão-de-obra foi empregada na indústria. Percebendo a força dessa classe de operários Vargas promoveu a instalação de uma Legislação trabalhista que se destacam: salário mínimo, jornada de trabalho de 8 horas diárias, férias remuneradas, regulamentação do trabalho de menores e mulheres, descanso aos domingos, aposentadoria, entre outros. Essa regulamentação tinha por objetivo afastar a classe operaria das influencias anarquistas e comunistas.
 Populismo: O populismo é uma política baseada em atrair camadas sociais de menor poder aquisitivo por meio de medidas que representem ou pareçam representar seus objetivos e que enalteçam o líder do governo.
 Paternalismo: O estilo populista de Vargas, podendo ser observado com a legislação trabalhista, lhe rendeu o titulo de “pai dos pobres”, porem esse documento tinha dupla função: conquistar a simpatia dos trabalhadores e exercer domínio sobre eles, fiscalizando seus sindicatos através dos pelegos, daí a política sindicalista exercida por Getúlio. Pregando a conciliação entre trabalhadores e empresários, Vargas reconhecia as necessidades dos trabalhadores e lhes atendia (mesmo que os direitos trabalhistas sejam fruto de uma luta operaria de varias décadas e não de meros benefícios do Estado), mas utilizava desses auxílios para controlá-los e impedir greves e reivindicações, representando para o empresariado uma garantia de ordem na sociedade, devido a isso Getulio recebeu o titulo de “mãe dos ricos”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário